quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Quando desistir é melhor que persistir


Dezembro é o mês das reflexões, dos balanços e de olhar pra tudo que aconteceu no ano que está acabando. Por isso bateu uma vontade de falar sobre o que me fez desistir da minha lista de 30 coisas antes dos 30. 

Há uns 3 meses atrás eu escrevi aqui sobre uma tal lista de 30 coisas para fazer antes dos 30. Eu já queria fazer algo desse tipo há um tempo e vi alguns exemplos aí pelas internetes e achei que seria super legal e tal. Daí que eu não sou geminiana, mas mudei de ideia. 
Explico: eu sempre tive mania de fazer listas, mas sempre tive o hábito de esquecê-las na mesma velocidade. Não é falta de vontade ou desânimo, é falta de organização mesmo! 
Todo dia eu olhava pra lista, olhava pra janela, via o dia lindo que fazia lá fora e ficava me martirizando por não poder aproveitar aquele momento riscando itens da minha lista, afinal, eu estava dentro do escritório trabalhando. Aí que foram muitos dias refazendo a lista e tentando adaptá-la de forma que se tornasse algo possível de realizar. 
Isso foi rolando, eu consegui riscar alguns itens, mas no fundo a frustração de perceber que não ia conseguir fazer tudo que estava na lista era maior do que a felicidade de riscar um item. Foi aí que piscou uma luzinha vermelha: opa! Isso não tá certo!

Então um belo dia eu falei: foda-se! Sim, foram essas as minhas palavras. Ah, então eu sou uma loser porque desisti de um projeto faltando mais de 1 mês pra minha deadline? Então eu tô dizendo que todo mundo tem mais é que desistir dos seus sonhos? Não, péra! 

Como pessoa ansiosa que sou e como exagerada que sou mais ainda, eu fiz uma lista com itens que eu já sabia desde sempre que não teria tempo/dinheiro para realizar. Coisas complexas como voltar a dirigir, caras como voar de balão e que exigem planejamento (e companhia) como acampar são exemplos de coisas que eu quero muito fazer, mas que não seriam possíveis de realizar neste curto tempo. Então a ansiedade de querer fazer tudo da minha preciosa lista tava me fazendo parar de prestar atenção nas coisas que realmente estavam acontecendo na minha vida. Foi aí que eu reparei que essa parada não estava funcionando pra mim. E isso me levou a uma reflexão muito legal sobre como a gente acaba se deixando levar por coisas que no fundo não funcionam para nós. Fazer uma lista que não estava me deixando feliz pra que? Só pra postar umas fotos bonitas nas redes sociais? Não né?! 

Eu acho que a gente tem que tentar coisas novas sempre, que temos que persistir e correr atrás daquilo que nos faz feliz, mas temos também que perceber quando um projeto deixa de ser um sonho e se torna um fardo. Quando é hora de dar um passo para trás e observar as coisas de uma perspectiva diferente e foi isso que eu fiz. 

Eu realmente fiz aquela lista com o coração e eu sei que um dia ainda vou realizar cada uma dessas coisinhas, mas tudo em seu tempo, sem pressa, sem correria. Afinal, eu não pretendo morrer aos 30! 
Por outro lado, nesses últimos meses eu fiz coisas muito legais, que me tomaram bastante tempo, mas que me deixaram muito feliz! Algumas eram, inclusive, itens da lista de 30 coisas antes dos 30, outras não. 

O que eu quero dizer com isso tudo? Ter planos e metas é importante sim, mas muito mais importante que isso é dar valor ao agora ao que está acontecendo na sua vida neste exato momento, pois é a única coisa que realmente temos: o momento presente. 




2 comentários:

  1. Adorei! Também penso assim. Carpe Diem! Bom 2016 pra gente e boa ser feliz!

    ResponderExcluir
  2. Os desejos devem ser realizados com prazer e não com imposição. Portanto algumas vezes é preciso abandonar a auto cobrança e aproveitar o que está pulsando a sua frente... Isso é Viver!!!!

    ResponderExcluir