sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dança



Hoje meu corpo não queria acordar, não queria sair da cama. O despertador tocou às 9, às 10, às 11:15 e eu finalmente acordei 12:08. Ai caramba!!!! E agora como eu vou fazer pra dormir ãs 20:00? Não que eu seja preguiçosa, mas nessa vida louca de comissária, muitas vezes o primeiro pensamento do dia é esse: como vou fazer rpa dormir cedo se acordei tão tarde?? O motivo de dormir tão cedo é obviamente um vôo às 8 da manhã.
Ligo o computador pra checar a hora do vôo e vejo duas mensagens no facebook. São dois vídeos que a Helena me mandou, do espetáculo Pé na Dança 2009. http://www.youtube.com/watch?v=CTCt-10ljnk
Foi o melhor bom dia que eu poderia ter recebido! Fiquei aqui vendo os vídeos e, por alguns minutos, me desliguei do mundo e me transportei àquele mundo- o da dança. Mundo do qual eu já fiz parte por muitos anos e que ainda é muito presente nos meus pensamentos e sonhos.

Se me fizessem a pergunta: do que você mais sente falta? Não hesitaria na resposta: de dançar. Porque a dança preenche, cura, revigora, faz com que você esqueça um pouco o mundo e se concentre apenas em dançar.
A dança é uma forma de expressar com o corpo todos os sentimentos que te consomem, sejam os bons ou ruins. Já dancei com dor, preocupada, feliz, triste, de mau-humor, com o riso frouxo, com raiva e com amor. E cada resultado é uma surpresa, porque cada partícula do seu corpo e da sua alma implica um sentido diferente na execução dos movimentos. Nenhuma dança é igual. Nem mesmo os ballets de repertório, que são treinados à exaustão, nem esses são iguais. Porque cada bailarino é um corpo e uma alma diferentes dos demais. E cada um deles tem seu jeito único de expressar em movimentos aquilo que o coração lhe fala (ou em alguns casos berra).
Aqui estou agora, com os olhos cheios d'água, com vontade de calçar minhas pontas e correr para a primeira aula que eu achar na frente. Porque lá no início eu esqueci de dizer que, acima de tudo, a dança emociona. Não só a quem assiste, mas simplesmente quem a ama.
Termino com os versos de Santo Agostinho que se encaixam perfeitamente nesse post:
Eu louvo a Dança
Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano
do peso das coisas- une o solitário à comunidade.
Eu louvo a dança, que tudo pede e
tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada.
Dança é a transformação do espaço, do tempo
e do ser humano, este constantemente em perigo
de fragmentar-se, tornando-se somente
cérebro, vontade ou sofrimento.
A dança, ao contrário, pede o homem inteiro,
ancorado no seu centro.
A dança pede o homem liberto vibrando
em equilíbrio com todas as forças!
Eu louvo a dança!
Ó homem, aprenda a dançar!
Senão os anjos do céu não saberão o que fazer contigo.

3 comentários:

  1. Ah minha bailarina preferida, você me transportou a momentos inesquecíveis e me arrancou lágrimas de orgulho, saudades e muito, muito amor e admiração. Bom amanhecer e ler este depoimento de amor à dança, saber o quanto ela esta viva em você...Te admiro muito e te AMO MUITÃO DO UNIVERSO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Ju. Sinto da mesma forma. Adorei ler este post.

    ResponderExcluir
  3. Como Nietsche já dizia: "Eu só poderia crer num Deus que soubesse dançar".

    a saudade não é só sua, é nossa também. De te ver dançando divinamente no palco.
    De sapatilha de ponta ou botinha de jazz
    De chuchu ou shortinho
    Música clássica ou Barbatuques
    Sempre foi e sempre será encantador!

    ResponderExcluir