quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Livros, filmes e uma oração

Estava aqui fuçando sites, blogs, twitter e afins até que me deparei com o blog do Zeca Camargo para o G1. No post desta semana, ele fez uma lista dos livros que de alguma maneira se fizeram presentes na vida dele em 2010. Isso me deu uma idéia! (tudo por pura preguiça de traduzir os textos do curso...) Resolvi fazer um lista também, mas não só de livros. Pra quê me restringir à literatura quando há música, cinema e tantas formas de expressão da arte?
Infelizmente, em Dubai eu não tenho tanto acesso a todos os filmes, peças e exposições que eu tinha no Rio, mas vale a tentativa.
Vamos por partes ou tudo misturado?? Aaah, vamos ver no que dá!
Todo mundo que me conhece um pouco sabe que eu não vivo sem um livro na cabeceira, na bolsa, na mala e, este ano eu consegui ler alguns livros interessantes (outros não tanto), fruto da falta de ocupação mental do meu amado emprego.
Como boa jovem-mulher (credo!) eu gosto sim de romances "mulherzinha" então já começo citando dois deles que li este ano:
Lembra de mim? (Remember me?) -Sophie Kinsella
Da mesma autora de "Os delírios de consumo de Becky Bloom", neste livro ela escreve sobre uma jovem inlgesa que, após um acidente perde 3 anos de sua memória. Esse eu devorei durante as férias, leitura fácil e divertida.
The brightest star in the sky (sem tradução)- Marian Keyes
De todos os livros dela que eu já li (e já li quase todos!) este foi o mais instigante. Talvez por ter sido o primeiro livro que eu li em inglês sem estagnar no meio, mas também por sua história que mistura romance e mistério, com personagens tão reais que poderiam ser seus vizinhos!
Meu orgulho: apresentei Marcelo Rubens Paiva (a obra, não o cara) ao meu namorado e pronto! Devoramos 3 livros dele em pouquíssimo tempo. Malu de bicicleta, Bala na Agulha e A segunda vez que te conheci. A crueza das palavras do Marcelo chegam até a chocar os mais conservadores com sua visão do homem. É o tipo de livro que você só fecha quando acaba de ler a última página.
Ainda estou tentando terminar o Juliet, nua e crua- Nick Hornby mas eu juro que não vou desistir!!!
Não posso deixar de citar tanto o livro quanto o filme Comer Rezar Amar- Elizabeth Gilbert que me arrancou lágrimas e sorrisos e deixou um gostinho de quero mais, além da sensação de ter uma obrigação comigo mesma de ir atrás daquilo que acho o melhor pra mim (mesmo os outros achando loucura). Poucos filmes conseguem captar tanto de um livro como este conseguiu!
Já que falamos de cinema, confesso: não fui uma boa espectadora este ano. Os cortes de imagens que fazem em Dubai, somados com a falta de filmes não tá blockbusters assim fizeram com que eu ficasse mais em casa, assistindo as temporadas de House e aprendendo mais sobre medicina e sarcasmo.
Alguns filmes que recomendo (no cinema ou em dvd):
-Sherlock Holmes - difícil foi entender o sotaque britânico sem legendas!
-Julie e Julia- Dá vontade de aceitar o desafio e fazer todas as receitas...
-Amor sem Escalas - divertidoNegrito
-Mao's Last Dancer (o Último Bailarino de Mao)- eu já tinha lido o livro e o filme não decepciona.
-RED- Aposentados e Perigosos- Pra quem gosta de ação. Eu dei muita risada também!
-UP- Altas aventuras
- City of Life -provavelmente não sairá no Brasil. Um filme sobre Dubai, filmado em Dubai e dá pra ver meu prédio! hahaha História bem real da hipocrisia de uma cidade grande e da cultura árabe.
Provavelmente estou deixando muitos filmes fora da lista, mas esta foi uma lista improvisada com uma memória de peixe. Na lista de espera para assistir: Nightmare Before Christmas, do Tim Burton e Estômago.
O único museu que eu pisei este ano foi o Albertina, em Viena, para ver Picasso. Valeu a pena!!!
Tentando descobrir músicas novas porque hip hop é bom pra dançar, mas preciso de música pra ouvir! Esse ano conheci Ana Cañas, Train e me apaixonei por Jason Mraz. Kings of Leon, The Killers e Artic Monkeys entraram no meu ipod também este ano. Alguma dica?
Aaah sim! Ponto alto do ano: Cique Du Soleil em Lisboa! Realização de um sonho. Eu (boba!) até chorei...
Deus da cultura e das artes, prometo que ano que vem serei uma discípula melhor. Não deixarei a preguiça me consumir tanto e irei me dedicar mais a esta tarefa tão deliciosa que é buscar atividade cerebral nas artes. Proteja-me dos desvios de rota, como filmes que só me fazem perder tempo, revistas de fofoca e True Hollywood Story ou TMZ na TV.
Traga mais shows de qualidade pra Dubai!
Amém.

Um comentário:

  1. Sim senhora cultura, te admiro muitão!!!!!!!
    Li seu post em voz alta no almoço de véspera de Natal em família e o Sandro perguntou se viu Tropa de Elite II? Hahaha!!!
    Bjão e Feliz Natal!!!!!!!!
    Sua faília te ama muitão do Universo!!!!!!!!

    ResponderExcluir